Rio troca óleo de cozinha usado por sabão

26/10/2012 – Orla Rio faz coleta sustentável de óleo de cozinha

Cada litro de óleo é transformado em dois quilos de sabão

REVISTA FATOR – Meio ambiente

26/10/2012 – 06:53

O Rio de Janeiro respira sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente também faz parte da revitalização da orla carioca. A reciclagem é um pilar fundamental em busca de práticas sustentáveis, pois possibilita, a partir da coleta seletiva dos resíduos sólidos urbanos, a transformação destes resíduos em novos produtos, evitando a poluição do meio ambiente.
Parceira de projeto que transforma um litro de óleo de cozinha em 2 kg de sabão, a Orla Rio, concessionária que administra 309 quiosques entre o Leme e a Prainha e os postos de salvamento do Flamengo ao Pontal, já recolheu, desde agosto de 2008, 73.044 litros de óleo de cozinha nos quiosques. Em março de 2011, os postos de salvamento aderiram ao projeto e receberam um total de 6.190 litros.
O óleo saturado é um dos grandes problemas para a poluição de rios e mares. Ao ser jogado no ralo da pia, provoca o entupimento das tubulações e contribui para proliferação de ratos, baratas e insetos nas redes de esgoto. Em contato com a água do mar, esse resíduo líquido, passa por reações químicas e da sua decomposição resulta a emissão de gás metano que é um dos grandes vilões do aquecimento global.

Após ser reciclado, o óleo vira composto na produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e até biodiesel, dando ao produto uma destinação coerente e de bem com o meio ambiente.

A ação da Orla Rio é feita tanto com os quiosques afiliados como com a população que quiser levar o material aos postos de coleta nos postos de salvamento e dar um destino sustentável a este vilão da natureza.

“A intenção dos nossos projetos é contribuir para a preservação do meio ambiente, a conscientização, a reeducação do cidadão com os cuidados com a natureza e, consequentemente, deixar as praias mais limpas”, declarou o vice-presidente da Orla Rio, João Marcello Barreto.

Fonte: REVISTA FATOR

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s