Alunos conhecem na prática o destino do lixo

24/10/2012 – Alunos estudam sobre o destino final do lixo (com foto)

As aulas de campo buscam reforçar o aprendizado na prática sobre o que é visto teoricamente na escola

DIÁRIO DO NORDESTE – CE – Regional

JÉSSYCA RODRIGUES/COLABORADORA

Os 40 alunos que participarão da aula de hoje já passaram por duas aulas teóricas dentro do conteúdo sobre manejo dos resíduos sólidos /FOTO: JÉSSYCA RODRIGUES

Sobral. Os alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Professor Arruda participarão hoje de uma aula de campo no aterro sanitário deste município. A aula faz parte do projeto Lixo Urbano, inserido no programa Jovem de Futuro, que é uma parceria do Unibanco com o governo do Estado. De acordo com a Coordenadora Pedagógica e Coordenadora do Projeto Jovem de Futuro, Maria Nágila Mendes, a aula faz parte de um calendário que vem sendo trabalhado desde o começo do ano com o apoio do Unibanco, porém, os projetos já existem desde 2009.

“O apoio do Unibanco e Governo do Estado funcionam como o apoio técnico e financeiro, além do reconhecimento institucional”, explica.

Na tarde da última segunda-feira os alunos do segundo ano do turno da tarde participaram de aulas na prensa de lixo existente na cidade, a fim de conhecer na prática o que antes se sabia apenas na teoria.

O projeto abrange as disciplinas de Biologia, Química e Matemática que vêm trabalhando desde o início do ano dentro da proposta, tanto dentro das aulas normais das disciplinas quanto em aulas teóricas específicas.

“Nós estamos trabalhando com eles a educação ambiental, não só dentro da sala de aula, como também dentro da casa de cada um dos alunos. Todos os anos nós trazemos projetos dentro da temática sócio ambiental mas com assuntos diferentes”.

A coordenadora diz que fora essas aulas nos lixões e aterros, os estudantes terão ainda oficinas para reutilização de material, como o “Luxo no Lixo” que está presente em outros locais e trata de fazer roupas com material reciclado.

O professor de Biologia responsável pelo projeto, Elionai Gomes Freire, conta que os 40 alunos que participarão da aula de hoje já passaram por duas aulas teóricas específicas dentro do conteúdo, conhecendo o que é um lixão, um aterro sanitário e agora sabem qual o destino de cada lixo. “Eles já tiveram uma visão geral e agora irão aprender como o lixo da cidade é tratado”.

A aula de campo é apenas uma das etapas trabalhadas dentro do Projeto Lixo Urbano. O professor diz que após as aulas teóricas e de campo, os alunos passarão por aulas práticas a fim de aprender a reutilizar aquilo que é apontado como resíduo sólido no cotidiano.

A aluna Graça Iara Souza Moreira observa que o projeto é importante para o aluno, pois torna as matérias que normalmente são difíceis como algo real na vida do aluno. “Com essas aulas, podemos realmente vivenciar aquilo que aprendemos, não apenas os números nos quadros, como também os danos causados à natureza e como combatê-los, além de oficinas e cursos que nos capacitarão a fazer algo mais do que apenas ler sobre o problema e entender. Estaremos realmente agindo sobre ele”.

Jovem de Futuro

O Jovem de Futuro é um projeto de gestão escolar para resultados da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) em parceria com o Instituto Unibanco que oferece às escolas participantes apoio técnico e financeiro para, em um período de três anos, melhorarem substancialmente a qualidade de seu desempenho.

Na Escola Professor Arruda, são trabalhados ainda, de acordo com a coordenadora, projetos como a monitoria, que valoriza a participação do jovem no apoio aos colegas que possuem dificuldade de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática, bem como no desenvolvimento de habilidades no campo da arte e informática.

“Nosso objetivo é que, com a melhoria nessas duas matérias-núcleo, os alunos tenham menos dificuldades em outras áreas de conhecimento, pois hoje não se trabalha apenas uma matéria e sim um conteúdo interdisciplinar”, aponta. Os agentes jovens são o segmento dos projetos que atuam nas lideranças estudantis, em sala de aula e contra turno como apoio aos professores e gestão escolar no combate a infrequência escolar, melhoria do rendimento e nas atividades promovidas. “Nós queremos que o jovem tenha uma perspectiva de não abandonar os estudos, terminar o ensino médio e batalhar por um ensino superior”, diz.

Já para o ensino superior, há um conjunto de ações voltadas para a melhoria de desempenho dentro dos processos seletivos como Enem e Vestibulares. Na parte social e afetiva, a escola trabalha em parceria com a Rede de Solidariedade Positiva de Sobral, onde seu presidente, Elias Nobre, destaca a importância da prevenção entre os que já possuem vida sexualmente ativa. Segundo ele, há a necessidade de se trabalhar com jovens para que o tabu de doenças como Aids sejam quebrados na sociedade. “Hoje nós já vivenciamos um grande avanço sobre tabus como doenças sexualmente transmissíveis e se torna mais efetivo falar sobre prevenção”, afirma Elias.

Mais informações:

Secretaria da Educação de Sobral Rua Viriato de Mendeios, 1250 – Centro

Telefone: (88) 3677.1190

www.sobral.ce.gov.br

Fonte: DIÁRIO DO NORDESTE – CE

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