Força Nacional vai fiscalizar a Amazônia o ano inteiro

Força Nacional vai fiscalizar a Amazônia o ano inteiro, diz ministra

Por André Borges | Valor
BRASÍLIA – A Amazônia passará a ter fiscalização ostensiva durante todo o ano da Força Nacional de Segurança. O anúncio foi feito nesta terça-feira pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. No modelo atual a ação de fiscalização se concentrava nos períodos de seca. Agora, o trabalho da Força Nacional será somado ao apoio do Exército e de fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
“Não sairemos da Amazônia, mesmo na chuva”, disse Izabella, sem detalhar o contingente que será deslocado para a ação ou mesmo o investimento que será feito nas operações. Esses dados, segundo a ministra, são sigilosos por motivos de segurança.
Nos meses de agosto e setembro chegou a R$ 216,3 milhões o total de multas aplicadas pelo ministério por infrações de desmatamento nos Estados de Rondônia, Pará, Mato Grosso e Amazonas.
No mês de agosto houve um pico de desmatamento na Amazônia, atingindo 522 km2 contra 163 km no mesmo período de 2011. Em setembro o índice caiu para 282 km2. Segundo Izabella, boa parte desses números está atrelada ao período de seca, com a ocorrência de queimadas na região.
Em agosto 60% do desmatamento refere-se à degradação das florestas, o que inclui queimadas. Os demais 40% envolvem ações de corte legais e ilegais.

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.

Leia mais em:

http://www.valor.com.br/brasil/2861516/forca-nacional-vai-fiscalizar-amazonia-o-ano-inteiro-diz-ministra#ixzz28qyuD1yn

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s