Deslizamento de 100 mil t de resíduos

09/10/2012 – Cesteb multa aterro após deslizamento de 100 mil t de resíduos A Cetesb multou em R$ 180 mil a empresa Anaconda Ambiental e Empreendimentos por conta de um deslizamento de 100 mil toneladas de resíduos ocorrido na madrugada do último sábado (6) em um aterro em Santa Isabel (na Grande São Paulo)
FOLHA ONLINE – SP – Cotidiano
09/10/2012 – 10h55
DE SÃO PAULO
O deslizamento aconteceu na parte nordeste do aterro que tem 300 mil m2. Segundo a Cetesb, a pilha de resíduos alcançava cerca de 50 m de altura e espalhou-se por cerca de 8.000 m2, sem ultrapassar os limites do aterro.
Apesar disso, o material que deslizou chegou a “encostar” em uma área de mata nativa e no leito de um corpo d’água intermitente, informou o sócio-proprietário da empresa Edélcio Lungarezi. Ele disse ainda que a área onde ocorreu o acidente estava desativada há cerca de um anos.
Além de pagar a multa, a empresa também deve adotar medidas emergenciais de segurança e apresentar no prazo de cinco dias, “um plano geral de reestruturação e adequação do aterro que garanta sua estabilidade, a segurança, a saúde e o bem estar público, bem como a recuperação da degradação ambiental”.
O aterro recebe cerca de 500 t diárias de lixo de Mogi das Cruzes, Arujá, Santa Isabel, Biritiba-Mirim, Salesópolis e Caraguatatuba. O funcionamento do aterro não foi prejudicado pelo deslizamento.
O sócio-proprietário da empresa afirmou que o acidente ocorrido no sábado é “considerado normal” e destacou que já foram chamados geólogos e uma empresa especializada nesse tipo de acidente foi contratada.
Segundo ele, técnicos já estão fazendo estudos no local para saber o que provocou o deslizamento. E o material desalizado deverá já ter sido recolocado em, no máximo, quatro semanas.

Fonte: FOLHA ONLINE – SP

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s