Prêmio de sustentabilidade prestigiará iniciativas de toda a cadeia turística


Presidente da BRAZTOA, Marco Ferraz, ressalta a importância da divulgação desses projetos. “Nosso maior desejo é possibilitar que as boas iniciativas sejam multiplicadas”, resume. Foto de Jefferson Pancieri
Inscrições de 23 de agosto a 31 de outubro, no site da BRAZTOA
Por Tais Santos
A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) promove a primeira edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, iniciativa que visa estimular a cultura da sustentabilidade no setor. A premiação reconhecerá as melhores práticas do mercado, contribuindo para a promoção do desenvolvimento sustentável do turismo brasileiro.
O prêmio englobará iniciativas de toda a cadeia turística com inscrições entre 23 de agosto a 31 de outubro, no site da BRAZTOA (www.braztoa.com.br).
Empresas que podem concorrer:
·                    Operadoras de Turismo
·                    Agências de viagens (receptivo e emissivo)
·                    Meios de Hospedagem
·                    Transportadoras turísticas (aéreo, rodoviário, marítimo, fluvial ou ferroviário)
·                    Parceiros do trade (locadora de veículos, empresas de câmbio e de assistência ao turista, empresas de representação de produtos ou serviços turísticos e destinos representados por seus órgãos e instituições, como por exemplo, Convention Bureau e Secretaria de Turismo)
Os finalistas serão informados na segunda quinzena de novembro/12e as premiações conhecidas na festa de entrega, prevista para a primeira quinzena de dezembro/2012.
Serão premiadas cinco categorias:
1.            Ambiental (1º, 2º e 3º lugar)
2.            Sociocultural (1º, 2º e 3º lugar)
3.            Econômico (1º, 2º e 3º lugar)
4.            Sustentabilidade para Operadoras e Associadas BRAZTOA (1º, 2º e 3º lugar): exclusivo para as empresas afiliadas à entidade;
5.            Sustentabilidade em Turismo
Todas as iniciativas inscritas estarão concorrendo às categorias Ambiental, Sociocultural, Econômico e de Sustentabilidade em Turismo, exceto para o Prêmio de Sustentabilidade para Operadoras e Associadas BRAZTOA, exclusivo para as empresas afiliadas à entidade.
O enquadramento das iniciativas nas respectivas categorias se dará, conforme o perfil das ações apresentadas, pela consultoria especializada em turismo sustentável contratada para o Programa Braztoa de Sustentabilidade.
As categorias serão avaliadas sob o ponto de vista de todos os critérios estabelecidos, como:
·                    Impactos ambientais, socioculturais e econômicos
·                    Educação e comunicação para a sustentabilidade
·                    Inovação em sustentabilidade
·                    Gestão da iniciativa
·                    Foco no negócio
·                    Tecnologia
O prêmio conta com o patrocínio da Travelport; Co Patrocínio: Ifaseg e Ace Seguros; Parceiros Institucionais: Aliança Global para o Turismo Sustentável e Travellife; Parceiro de Mídia: Mercado & Eventos; Consultoria: Sextante
O PROGRAMA Braztoa de Sustentabilidade
O prêmio faz parte do PROGRAMA BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE, lançado em setembro de 2011, durante o 36º Encontro Comercial Braztoa, que pretende levar conhecimento e incentivar as operadoras de turismo associadas e seus principais interlocutores a trabalharem com os recursos, de maneira ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável.
Desde 2005, A BRAZTOA tem realizado fortes investimentos em ações de sustentabilidade, buscando estimular e auxiliar seus associados a promover boas práticas do turismo sustentável, tornando-o cada vez mais responsável e voltado aos aspectos sociais, econômicos e ambientais. A entidade também acaba de firmar parceria com a Global Partnership for Sustainable Tourism (Aliança Global para o Turismo Sustentável), uma iniciativa da ONU que tem a missão de transformar o turismo em todo o mundo, incentivando a sustentabilidade e a cooperação e a troca de experiências para promover a saúde econômica do setor, cujo sucesso depende de destinos naturais atraentes e preservados.
Sobre a BRAZTOA
Consolidada como uma das mais importantes e representativas entidades do turismo brasileiro, com abrangência nacional, a BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) congrega as mais conceituadas empresas do setor. Atualmente, congrega 98 associados, entre operadoras de turismo e empresas de representação de produtos e destinos nacionais e internacionais, responsáveis por estimados 90% dos pacotes turísticos comercializados no Brasil.
Entidade sem fins lucrativos, a BRAZTOA promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável. Entre os objetivos da entidade está o de valorizar a atuação de seus associados em regime de mercado organizado, liberdade de iniciativa e lealdade de concorrência. Para isso, a BRAZTOA desenvolve atividades em três vertentes: “institucional”, de “fomento” e de “promoção e apoio à comercialização”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s