Trabalhar em equipe não é ter alguém para culpar.

Por Danielle Denny



Cada vez mais as organizaçõesse diferenciam pela capacidade de cooperação de suas equipes. Em um mundomarcado pela abstração, o diferencial deixa de ser os equipamentos, os ativosfixos e passa a ser o ambiente coorporativo, o gerenciamento, a eficiência paralidar com crises. Nesse contexto, são privilegiadas posturas voltadas àcompreensão dos diferentes, ao diálogo, ao exercício da negociação e dacomunicação interpessoal.


Nosso tempo tem sidocaracterizado como “modernidade líquida”, conforme termo de ZygmuntBauman, nesta realidade, os padrões são “liquefeitos”. Portanto, éabsolutamente necessário aprender a quebrar regularidades. Conhecimento não émais durável. Ele muda em uma velocidade difícil de lidar. Assim, hoje em dia acapacidade humana mais importante é a de articular a multiplicidade deinformação que se está exposto diariamente na maioria dos ambientes, inclusivecorporativos, e via plataformas tecnológicas diferentes. O indivíduo deve sercapaz de aplicar e integrar conhecimento que aprendeu em momentos diferentes,em cada um desses ambientes diferentes.  Flexibilidade,vontade de aprender, abertura a mudanças e a críticas são, portanto, atitudesfundamentais.


Com essa maior “fluidez”,proporcionada principalmente pelas mídias sociais conectadas, aumentam asameaças à imagem de produtos, às marcas ou à reputação das empresas.  Em um momento desses de crise, é fundamental acapacidade de reconhecer e definir problemas de forma acurada e rápida,equacionar soluções, pensar estrategicamente, transferir e generalizar conhecimentocom atitude participativa.

Caça aos culpados e trocade acusações só prestam para atrasar a efetiva medida de gerenciamento da crisee para desgastar o contato interpessoal dos integrantes da equipe. Cabe àgerência identificar que a escassez de capital humano apto para lidar com essasturbulências pode gerar graves riscos ao negócio e, portanto, propiciar a compreensãomútua dentro do ambiente coorporativo e com os públicos aos quais a empresa estávinculada, principalmente clientes e fornecedores.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s