Não existe verdade ou falsidade nos filmes

Por Danielle Denny

Relatório sobre as principais idéias debatidas durante o 6º Interprogramas, Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, na mesa 9, sobre Cinema e Televisão, entre os dias 5 e 6 de novembro de 2010.

A proposta do evento foi reunir 88 mestrandos de 25 programas de mestrado de vários estados do Brasil para exercitar a produção e discussão acadêmica, ampliar possibilidades de diálogo entre discentes e docentes e promover oportunidades de interlocução.

A mesa 9 sobre Cinema e Televisão teve como debatedores o Prof. Dr. Silvio Henrique Barbosa e o Prof. Dr. Pedro Henrique Ortiz. A quarta mestranda a se apresentar foi Georgia da Cruz Pereira, da Universidade Federal do Ceará.

A temática foi a constituição do dispositivo fílmico no documentário. Os exemplos dados foram ‘FilmeFobia’, vencedor do Festival de Brasília, e ’33’, de Kiko Goifman. Ambos partem da premissa que não existe verdade ou falsidade nos filmes, existe apenas uma verdade criada, própria do filme, é a verdade da imagem. Por isso os dois exemplos se encontram na fronteira entre gênero documental e ficcional

São filmes de processo, de bastidores, não há linearidade nem produção. O importante é a dimensão metalinguística que norteia o fazer fílmico. Portanto é metafilme e trata de documentário e de ficção ao mesmo tempo. Além disso, não ignora a existência de um dispositivo arquitetônico narrativo, estão todos os espectadores voltados para a tela. Esse dispositivo também pode ser entendido como matriz da narrativa.

Ao contrário do que muitos pensam, em ‘FilmeFobia’ o medo não é o dispositivo principal é só o agenciador dos outros dispositivos estéticos e com características narrativas próprias. O risco do real, por exemplo é importante para o filme que foi feito sem roteiro. Busca com isso mostrar que nossa vida já é toda roteirizada para burlar o risco do real mas que, apesar disso, sempre vai haver o imponderável.

Danielle Denny é mestranda da Cásper Líbero.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s